domingo, 13 de junho de 2010

Resumo do capítulo 15 do livro "Os problemas da filosofia" de Bertrand Russell


Russell conclui o livro “Os problemas da Filosofia” com um capítulo que se ocupa de refletir sobre o valor da filosofia e por que ela deve ser estudada. Isso se faz necessário visto que muitos consideram a filosofia inútil se comparada com as ciências que influem diretamente na vida de todos os homens através de novas tecnologias e etc.

Esta visão é resultado de uma ignorância da parte destes homens acerca dos fins e dos bens que a filosofia almeja. Os que comungam da opinião acima são os homens ditos práticos, os quais reconhecem apenas necessidades materiais e negligenciam as espirituais. Porém, Russell afirma que se todas as mazelas da sociedade fossem erradicadas e todas as necessidades materiais supridas “haveria ainda muito a fazer para produzir uma sociedade verdadeiramente válida”. Por isso a filosofia tem seu valor.

O valor da filosofia deve ser buscado entre os bens do espírito, pois ela visa o conhecimento. Um conhecimento que organize sistematicamente o saber científico e examine criticamente as nossas crenças fundamentais.

Entretanto a filosofia não alcançou os resultados positivos que vemos que foram alcançados pelas outras ciências. Mas isso não significa que a filosofia é um saber inútil, pois, o que de fato acontece, é que assim que a filosofia torna possível um saber específico ele deixa de ser filosofia e passa a ser, por exemplo, física, psicologia, lingüística etc.

Embora as questões investigadas pela filosofia sejam aparentemente insolúveis, esse exercício faz com que se perdure o interesse especulativo em torno do universo. A filosofia diminui o nosso sentimento de certeza sobre as coisas, mas aumenta nosso conhecimento do que elas poderiam ser, libertando-nos da obviedade do senso comum.

Aquele que se debruça sobre a filosofia tem seu mundo privado alargado, pois o Todo passa a ser visto com imparcialidade, nossos problemas se apresentam como uma parcela ínfima do Todo infinito.

Por fim, a filosofia deve ser estudada porque amplia as nossas concepções acerca do possível, enriquece a nossa imaginação intelectual e diminui a arrogância dogmática que impede a especulação mental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário