quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

EPICURISMO: A FILOSOFIA DA FELICIDADE


O epicurismo, doutrina filosófica idealizada por epicuro, é uma filosofia para vida. A filosofia para epicuro não é apenas uma ciência teorética, mas um saber que se torna prático na medida em que ela nos proporciona o estado de equilíbrio indispensável para alcançar a felicidade, ou em outros termos, a imperturbabilidade da alma (ataraxía).
Para alcançar a felicidade temos que perder o medo da morte, dos fenômenos da natureza, dos deuses e saber que não existe destino determinado, mas apenas liberdade. E tudo isso é alcançado através da filosofia de Epicuro.
A morte, diz Epicuro, é ausência de sensibilidade, portanto, onde não há sensibilidade não há dor, e se não há dor não há o que temer. Esse ponto em questão é derivado de sua teoria sobre a alma, a qual seria material e formada por átomos sutis, e na morte a alma se dissolveria juntamente com o corpo.
O medo dos fenômenos da natureza que não sabemos explicar, seria um empecilho à felicidade, portanto, devemos desenvolver um conhecimento acerca da phýsis. E, por isso mesmo, sua filosofia, que pega de empréstimo conceitos dos atomistas, nos explicam muitas coisas sobre ela.
Os deuses são felizes, por isso são deuses, e portanto não se envolvem com os seres humanos e seus problemas, de modo que não devemos temê-los. O destino, para os gregos, viria justamente da ação dos deuses sobre os homens, mas como foi dito, não há deuses interagindo conosco, logo, somos livres e totalmente responsáveis por nossos atos.
A filosofia de Epicuro, há quem diga, parece uma filosofia de auto-ajuda, concordo em parte, pois é um saber que nos orienta de como chegar a felicidade, mas é a verdadeira felicidade que ela tem por fim, e não a felicidade barata e hollyoodiana dos livros de auto-ajuda.

Barbosa R.S

Nenhum comentário:

Postar um comentário